sábado, 22 de junho de 2013

O Circo da Noite


Sinopse: aqui. (ATENÇÃO! A sinopse contém spoilers!)

Resenha: O Circo da Noite é, como diz a sinopse, um livro mágico. Esse é um dos livros que você acha que é bobinho, começa a ler sem grandes expectativas, acha que é chato e fica abismado no final de tão foda que a história é.
O que pode dificultar a leitura é o fato de que Erin Morgenstern vai e volta no tempo, isto é, cada capítulo narra uma parte da história completamente distante da do capítulo anterior, dando grandes saltos no tempo. É um pouco difícil de se acostumar com isso, mas você descobre que isso é legal porque narra a mesma coisa de perspectivas diferentes.
O enredo em si narra a história de diversos personagens envolvidos na criação e manutenção desse fabuloso lugar. O interessante é que, mesmo que tenham pequena participação no circo em si, todos possuem uma ligação essencial para que esse funcione. A autora consegue interligar todos os personagens de um modo que torna a narrativa muito interessante.
Há também uma competição rolando entre os protagonistas, Celia e Marco, como diz a sinopse. Treinados desde criança, eles precisam superar o outro - mas não fazem a minima ideia de como fazer isso. Assim, você acompanha a trajetória deles ansioso por saber o que vai acontecer. Não tem como explicar, você simplesmente tem que ler pra entender. Não é simplesmente uma daquelas batalhas épicas que acabam sendo bobinhas, é algo super-hiper-mega misterioso que você vai entendendo com o tempo (ou não). Aliás, até a última página há mistério envolvido, fazendo você se envolver até se apaixonar pela história.
O livro tem partes também que deixam você entrar na magia do circo - e isto é que o foda. Não é um simples circo desses de rua, é algo completamente novo e perfeito. O grande diferencial é que existe sim mágica no Circo dos Rêves, porque os seus próprios donos são mágicos que acham que não adianta ficar fingindo que tudo se resume em uma simples ilusão de ótica, mas sentir a mágica em si.
Você vai achar muitas resenhas criticando negativamente o livro, porém ela deve ter sido feita, com certeza, por alguém que não acabou de lê-lo. Existem partes, sim, que ele se torna massante e cansativo, entretanto ser persistente é algo fundamental para a leitura. Chega a ser um daqueles livros em que você lê devagar, cansa, o deixa de lado, mas simplesmente não consegue deixar de pensar nele. Depois que você entende melhor como a história funciona - isso acontece basicamente depois da entrada dos gêmeos Murray (me apaixonei por eles) e de Bailey - você não consegue mais parar de ler. Não é uma leitura rápida; se eu não me engano, demorei 2 semanas pra ler. A Carol também já leu e me contou que demorou bastante também. Ou seja, tenha tempo para ler. Mas vá por mim: vale a pena.
Quanto à edição: os livros da Intrínseca nunca pecam. A capa é maravilhosa e não encontrei nenhum erro ortográfico gritante na história. As fontes e as páginas também são lindas; é um daqueles livros que você tem orgulho de ter na estante. 
Mesmo com essa qualidade perfeita, o preço continua sendo baixo. Comprei o meu por 13 reais na Submarino e o vi por 10 na mesma loja. Atualmente, está R$ 20, o que é com certeza barato pelo custo x benefício.
Prepare-se para viver, por meio desse livro, um espetáculo jamais visto.

Book trailer: 


Para aqueles que gostam também dos filmes: os direitos de adaptação cinematográfica da obra foram adquiridos pela Summit Entertainment, estúdio que produziu os filmes da Saga Crepúsculo.

By: Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário