domingo, 30 de junho de 2013

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

" É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa."

Com a chegada de dois homens ricos e solteiros em  Hertfordshire,Sr. Bingley e Sr. Darcy, a sra. Bennet que tem praticamente a obsessão de casar bem suas filhas uma vez que quando seu marido morrer a propriedade dos Bennet será herdada por um primo, vê finalmente uma possibilidade de casar uma de suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. 

Já nas primeiras páginas, percebe-se um apreço do Sr. Bingley por Jane, e também o quanto o Sr. Darcy pode ser desagradavelmente chato. Com relação ao personagens ou eu amei ou eu odiei, e em alguns casos minha opinião variou durante a história entre essas duas opções.

O livro não é um romance água com açúcar, ao contrário, possui criticas a sociedade inglesa do século XIX,    diálogos sagazes ( muitos por conta do senso de humor de Lizzie), e é claro que possui um romance mas muito longe de ser água com açúcar e  o livro é atemporal. Jane Austen, mostra muito bem em seu livro a relação das pessoas, e como o orgulho e o preconceito pode tornar tudo diferente.Vale lembrar também que Jane Austen, criou uma personagem feminina com uma personalidade a cima de seu tempo, com vontade de liberdade, em uma época em que as personagens mulheres eram destinadas a donzelas em perigo ou simplesmente a figuras decorativas.

Eu tive um certo receio em começar a ler Orgulho e Preconceito por ser um clássico, mas como todo mundo falava tão bem, resolvi dar uma chance, e o único arrependimento que tenho é de não ter lido antes, me apaixonei pelo livro, e está na lista dos meus preferidos. Quanto a linguagem, é realmente diferente mas não é algo impossível de ser lido, longe disso, no meu caso só fez como que eu me sentisse culta por estar lendo um livro com palavras mais arcaicas.

A última adaptação do livro para filme foi feita em 2006, e foi muito bem adaptada, em algumas partes do filme, os diálogos são idênticos aos do livro. Recomendo para quem leu, está lendo ou pretende ler o livro assistir o filme, no meu caso me ajudou a entender a história melhor, além do filme ser igualmente perfeito !


O livro também teve sua adaptação mais contemporânea , uma adaptação do livro para os dias atuais, feita em uma serie no Youtube. A serie ficou perfeita, são 100 vídeos se eu não me engano, cada vídeo de uns 4 minutos e vale muito a pena ver !


Então é isso gente,esse é um livro 5 estrelas na minha opinião.Eu vou ficando por aqui que essa resenha já está ficando gigante. Vou ficar aqui esperando o Sr. Darcy, e vocês tratem de ir ler Orgulho e Preconceito, porque não sabem o que estão perdendo.
Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário