segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare

Hey!

Hoje vou falar um pouco sobre Os Instrumentos Mortais, escritos pela autora norte-americana Cassandra Clare. Eu ia gravar um vídeo, mas por um algum motivo o microfone do meu note não funcionou, então vai aqui mesmo.

sequência de livros: os instrumentos Mortais

Primeiramente, vou explicar porque não resenhei nenhum livro em Agosto: reservei todo o mês para ler essa saga e não acho que faça sentido uma resenha de cada livro. Prefiro todos juntos.

Os Instrumentos Mortais narra a história de Clary Fray, uma garota de 16 anos com uma vida perfeitamente normal. Tudo muda quando ela decide entrar com seu melhor amigo Simon em uma boate chamada Pandemônio. Lá, ela vê pessoas muito estranhas - os Caçadores de Sombras - e a partir daí a vida dela fica de cabeça pra baixo.

Os Caçadores de Sombras são seres que combatem os demônios e membros subjugados do Submundo: lobisomens, vampiros, fadas, enfim, todas esses seres que ouvimos falar quando criança. Aliás, o "lema" dos Caçadores é: "Todas as histórias são verdadeiras".

Clary descobre que sua vida está mais intrínseca a esse mundo do que pensava; sua mãe é sequestrada e logo começa toda a trama em busca de sua própria história.

Ela conhece Jace, por quem se apaixona imediatamente, e sua família Alec e Isabelle, os Lightwood. Descobre também as Marcas, que são "tatuagens" feitas nas peles dos Caçadores de Sombras para ganhar habilidades especiais.

É uma história muito boa pra passar o tempo; eu gostei muito do jeito do mundo em que eles vivem. Não é algo grandioso quanto os de outras sagas, mas é bem legal. Aliás, uma das coisas que me estressou foi compararem essa série à HP. Realmente, tem feitiços e tal, e até a lâmina serafim que poderia ser uma varinha, porém não dá pra comparar, entende?! Não mesmo.

Eu recomendo a leitura, mas não a compra. Não sei porquê, minhas edições vieram todas com erros, faltando travessões, principalmente. Sei que sou chato, mas pô, se eu comprei, por que não uma edição melhorzinha? Queria saber se isso também aconteceu com vocês.

Uma das coisas que me chamaram a atenção foi a capa (na verdade, eu comprei a coleção por causa dela). A capa de todos eles brilham, são muito lindas, mas não se iludam: esse brilho sai com o tempo u.u

Ah! Os livros são: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celeste (que sairá ano que vem). O que mais gostei foi o 3º e o que foi mais chatinho foi o último. O quinto volume tem um final realmente ruim; na minha opinião, a Cassandra já tá forçando muito.

 Paralelamente, há duas outras sagas no mesmo mundo de TMI, mas que ainda não li. Novamente, parece que a autora está forçando muito, pois ela ainda nem acabou Os Instrumentos Mortais e já está escrevendo novamente.

Então é isso! Deixem seus comentários sobre a saga, a edição e essa questão do "enrolamento", quero muito saber o que vocês pensam.

Vitor

P.S: O filme Cidade dos Ossos estreou mês passado e ainda está em cartaz. Gostei muito da adaptação, ficou bem comparável ao livro, apesar de terem mudado um pouco o final e adiantarem cenas do próximo volume. Porém, não acredito que vá dar muita bilheteria. Aliás, a gravação do segundo já foi adiada.


2 comentários:

  1. Gostei da sua escrita, parabéns...e sobre a saga, achei a leitura agradável por ser um pouco fantasiosa (gênero que eu curto), porém achei bem 'teen', um pouco adolescente demais para mim,mas a saga é muito boa... E fiz a mesma coisa que você, comprei a coleção mais por conta das capas,que foi a primeira coisa que me chamou a atenção,elas são muito SHOW!

    Abraço,
    Marcos Túlio - http://teorialiteral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pelo elogio e pela visita! Então, eu gostei desse universo, como disse, mas acho que ela (a autora) está exagerando demais. E livros não têm idade, rapaz! Haha. Fala sério, as capas não são perfeitas? Abraço.

      Excluir