quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger

Sinopse: "Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?"

Comecei a ler esse livro porque ele foi um dos livros que o Charlie leu em As Vantagens de Ser Invisível. Quando vi ele na biblioteca umas semanas atrás, fiquei super feliz, apesar de ter enrolado um pouquinho pra ler. Na verdade, só fui ler ele hoje mesmo. Acabei de lê-lo agorinha a pouco, e eis o que achei:

É um livrinho fininho, dá pra ler bem rápido. Principalmente porque a história é... não envolvente, mas, digamos, interessante. A ação se passa muito rapidamente. Nem chega a um mês, toda a história que, na verdade, é só parte da vida do Holden. Uma parte bem pequena. Ele é um garoto "problema", por assim dizer. Chega até a ser bem depressivo. Não tem um rumo ou um objetivo na vida, só sabe que acabou de ser expulso de mais uma escola de ensino médio.

Gosto de situar o contexto da história. Talvez seja por isso que ele é indicado em currículos de Literatura Americana. A história de Holden é narrada no contexto existencial da juventude pós-guerra americana. Foi uma das primeiras obras a retratar a adolescência desse ponto de vista, e talvez seja por isso que fez tanto sucesso.

“As pessoas sempre estão pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira. Eu nem ligo, mas tem horas que fico chateado quando alguém vem dizer para me comportar como um rapaz da minha idade. Outras vezes, me comporto como se fosse bem mais velho – no duro – mas aí ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa alguma.”


Me lembrou muito o próprio Charlie, consegui ver ele lendo e tudo. Só não consegui ver uma "moral" assim, entende? Sei lá, senti falta de alguma coisa, ou então simplesmente não consigo resenhar esse livro. Uma coisa que me irritou foi o preço do livro (por volta de 50 reais) e ainda bem que não o comprei. Tive a impressão de que a tradução foi um pouco escassa; gostaria de ler a versão original para poder comparar.

Uma das coisas que me chamou a atenção foi o título. A princípio, achei que ele tivesse sido escolhido ao acaso, mas há uma justificativa, que é contada quase no final do livro, e da qual eu gostei muito.

Já li um comentário de uma moça que acha que o Holden foi abusado sexualmente. Não entendi da onde isso foi tirado, mas o que acham? Deixem seus comentários!

Para quem já leu assim como eu, fica-nos a dúvida: para onde vão os patos do Central Park no inverno?

Recomendo a leitura!

Vitor

P.S.: Existem algumas coisas curiosas a respeito desse livro. Ele "causou" 3 mortes, incluindo a de John Lennon. O próprio autor foi um homem bem misterioso, que fugiu do sucesso do livro. Você pode conferir isso aqui. Esse site chama o livro de "Gatilho para Assassinatos", mas não encontrei nada do tipo na obra. É, sim, meio depressivo, porém de um jeito inteligente.

3 comentários:

  1. Oii Vitor, pois é.. Esse livro é super polêmico e cheio de histórias em volta da obra. Eu particularmente, nunca tirei tempo para lê-lo. Mas diante de sua crítica, acho que vou fazer isso logo, hehehe.
    Gosto de livros que nos fazem pensar e pelo que pude ler, do que você escreveu na resenha, o Apanhador no Campo de Centeio é um desses!! Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços!!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo elogio e pela visita! Assim que ler, comente-o comigo, não consegui ninguém para fazê-lo ainda haha. Abraços!

      Excluir
    2. Olá! Obrigado pelo elogio e pela visita! Assim que ler, comente-o comigo, não consegui ninguém para fazê-lo ainda haha. Abraços!

      Excluir